sexta-feira, agosto 1

Saindo da caixa

Estive pensando nestes dias sobre como estamos tão imersos no mundo da propaganda a ponto de esquecermos (ou não termos tempo) para buscar novas referências em outras fontes.
.
É comum acessarmos diariamente estes sites: ccsponline, mmonline, brainstorm9, portal da propaganda, entre outros. Buscamos o que há de novo em idéias, anúncios, ações, seja no Brasil ou no Mundo. E, na boa, isso é muito bom, porque realmente nos dá uma bagagem importante. Contudo, é fundamental consultarmos novas fontes. Pensar um pouco com os olhos dos outros.
.
Tenho me desafiado nisso: pensar diferente. Olhei recentemente para meus últimos planos e percebi o quanto eles se parecem na essência - a mesma estrutura de pensamento. Cada plano é bem singular, específico para cada cliente. Idéias diferentes, mas caminhos semelhantes. Sempre, o olhar publicitário.
.
Trocando em miúdos é o seguinte. Por mais diferente que cada job seja, acabamos por pensar do mesmo jeito: varejo ou institucional; posicionamento ou reposicionamento, campanha tradicional ou alternativa. Ou seja, mantemos a estrutura de pensamento de publicitários, de comunicadores.
.
É evidente que nosso negócio é este: comunicação. E assim, é inevitável que grande parte do trabalho se resuma em peças, ações promocionais, eventos ou algo parecido. Mas o nosso foco deve ser buscar novas percepções, através da capacidade de entender a realidade do cliente através de novos olhos. De preferência, umas 2, 3, 4 visões diferentes.
.
Para isso, tenho buscado 2 caminhos, que sugiro aos meus leitores:

- Ler menos de propaganda, marketing, e tudo que esteja ligado diretamente a nossa área, para buscar novas referências.

- Ser mais seletivo no que eu leio da nossa área. Tem notícia demais e conteúdo relevante de menos ultimamente.

Nenhum comentário: