sexta-feira, agosto 1

Uma excelente apresentação faz muita diferença

Existem lições de planejamento que só se aprende com o dia a dia. E uma das mais importantes para mim, recentemente, é a importância de se fazer uma boa apresentação.

Pode parecer uma afirmação quase óbvia, mas a verdade é que, via de regra, grande parte dos planners se preocupam mais em colocar tudo o que pensaram em seus slides, do que necessariamente em transmitir a informação de forma interessante para os clientes.

Assim como consumidores, nossos clientes, ainda que homens e mulheres de marketing, são ávidos por serem encantados. Tudo bem que eles adoram números, fatos, argumentos. Mas, e se tudo isso vier num pacotinho bem apresentado com criatividade, inteligência e simplicidade?

Uma linha comum entre planners mais experientes é construir a apresentação quase como uma estória, com vídeos, imagens e sons que dinamizam a compreensão de assuntos tão técnicos como diagnóstico, estratégia, posicionamento.

O problema é que cada plano assim exige tempo e envolvimento redobrado - além do próprio processo de planejar, tem-se de fazer uma excelente apresentação.

Particularmente tenho buscado o caminho do meio para o cotidiano de uma agência de fluxo intenso e poucos profissionais. Tenho procurado realizar apresentações mais bem formuladas do que o simples powerpoint, incrementando-o, mas sem necessariamente 'viajar' demais.

Percebo que a riqueza de uma apresentação para planners não está apenas num excelente powerpoint, flash, ou seja lá o programa ou suporte utilizado - mas no todo.

Boa capacidade de oratória, fluência no falar e transmitir o conteúdo, um ambiente agradável, a adoção do estilo correto para o seu cliente, entre outros, formam um conjunto harmonico que permite que as boas idéias sejam bem transmitidas e conquistem seu público-alvo imediato: quem paga a conta da agência.

Neste sentido, quero sugerir algumas dicas:

- Ambiente influencia muito. O cliente na sua empresa se sente muito seguro, na agencia, se sente um pouco acuado. Mas num ambiente mais neutro, a mente flui e ele fica mais aberto para ouvir, discutir e pensar nas nossas idéias.

- Gerar expectativa abre portas. Antes de uma grande apresentação, ou mesmo nas dos dia a dia no cliente, sempre é bom gerar uma curiosidade antes sobre seu plano. Deixa o coração mais molinho. hehe. Mas não é bom exagerar. Pertinencia, simplicidade e criatividade são fundamentais.

- Transmita a essência e conte o resto depois. Tradicionalmente, os planos são assim: uma análise e diagnósticos longos, uma expectativa na hora das estratégias e posicionamento, e só depois as peças da criação. Aqui a idéia é ir crescendo até o gran finale. O problema é que no meio do caminho, o cliente já está ficando um tanto exausto. Tenho tido boas experiencias apresetando rapidamente a analise e diagnóstico e chegando logo a apresentação do conceito criativo, e depois fazendo uma meia volta para apresentar os detalhes da analise e o plano de ação - tudo sempre se rementendo ao conceito. Fica até mais facil, porque o cliente vê a cristalização prática do que você está apresentando.

Pós

De outro lado, depois de um plano bem sucedido, vende-lo como um verdadeiro case é outra receita importante para planejadores e, sobretudo, agencias.

Como referência de uma boa apresentação pós plano aplicado, deixo aqui o vídeo da Bullet para o case famoso e premiado da Kibon.

Case - promoção Kibon "iPod no palito"

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